Sobre o Autodesk BIM 360 Layout
Compartilhe dados de pontos com as equipes do seu projeto no escritório ou no campo.
O aplicativo Autodesk® BIM 360TM Layout para Android e o serviço da Web do BIM 360TM permitem que empreiteiros de construções verticais conectem o modelo coordenado ao processo de layout de campo, o que ajuda a melhorar a produtividade no local de trabalho e a precisão de componentes de construção marcados ou instalados.
O aplicativo BIM 360 Layout e o serviço da Web do BIM 360 simplificam o processo de criação de pontos de campo no modelo do projeto e permitem definir esses pontos no local de trabalho com uma estação total ou um GPS.
O aplicativo é sincronizado com a conta do BIM 360 para fazer download e carregar os modelos de projeto com detalhes de coordenadas de localização de pontos. Depois de correlacionado com uma estação total ou um GPS, o BIM 360 Layout do tablet ou do telefone orienta o usuário até a localização exata dos pontos no local de trabalho para que sejam realizadas atividades de marcação de campo e/ou verificação de localização.
Principais benefícios:
- Fornecer às equipes de layout de campo o modelo coordenado mais recente para a realização de atividades de layout.
- Eliminar o processo manual de preparação e transferência de detalhes de coordenadas de ponto para os controladores de dados de campo de modo que eles possam realizar o layout.
- Comunicar e compartilhar diretamente no modelo coordenado os problemas coletados em campo para que as medidas necessárias sejam tomadas pela equipe de VDC no escritório.
- Utilizar uma interface de aplicativo intuitiva e baseada em um modelo 3D para navegar e localizar coordenadas de ponto no local de trabalho.
- Analisar dados de produtividade de layout para determinar as práticas recomendadas para planejamento e execução no futuro.
Principais recursos:
- Carregar modelos com pontos de layout criados no Autodesk Point Layout diretamente do Autodesk AutoCAD, do Autodesk Revit e do Autodesk Navisworks no BIM 360 e sincronizar com o aplicativo BIM 360 Layout.
- Estabelecer uma conexão estável com a estação total robótica e o hardware de GPS.
- Controlar a estação total de forma remota utilizando as funcionalidades de guiar e virar para o ponto.
- Usando fluxos de trabalho de redefinição de seção e pontos conhecidos para configurar a estação total, o aplicativo fornece uma configuração passo a passo intuitiva.
- Navegação de modelo em tempo real para layouts, GQ/CQ e criação do modelo como construído (as-built) no local de trabalho.
Compatibilidade
Atualmente, o aplicativo BIM 360 Layout é compatível com o seguinte hardware de posicionamento:
- Leica iCON robot 50/60/70/80, iCT30
- Leica robot TS13/16/60, MS60
- Navegador de layout 3D Topcon LN-100W
- Topcon DS-200i/DS-200
- Topcon série PS
- Topcon série GT
- Topcon Sokkia séries SX/SRX/iX
- GPS interno
- GPS externo com Bluetooth
Sobre princípios de layout
Práticas recomendadas para configurar os instrumentos de layout ou a estação total.
Essas instruções devem ser usadas apenas como um guia. Consulte as recomendações do fabricante para calibrar a estação total de forma satisfatória.
Sobre sistemas de coordenadas
Os topógrafos usam diversos sistemas de coordenadas. Normalmente, o sistema de coordenadas do plano do estado é usado nos Estados Unidos. Estes são alguns outros exemplos: UTM, norte (Y) e leste (X) e norte verdadeiro. As coordenadas podem ser comunicadas em:
- Latitude, longitude e elevação.
- Y, X, Z: Norte (Y), leste (X) e elevação (Z)
- X, Y, Z: Leste (X), norte (E) e elevação (Z) Os softwares de CAD se comunicam usando esse sistema.
Você deve confirmar que o formato das configurações de importação da estação total corresponde ao formato de arquivo do software de BIM/CAD.
A entrada de azimute é de 0 a 360, como em uma bússola. O azimute e outros deslocamentos não são salvos como atributos em um ponto; eles são usados para calcular uma nova localização para o ponto. O ponto é movido após a conclusão da entrada de deslocamento.

Sobre pontos de controle
Quando define pontos de controle, você garante que pontos específicos do modelo coincidam com os pontos correspondentes no campo. Ao estabelecer controle, leve em consideração o seguinte:
- Para garantir a precisão ideal, sempre verifique fisicamente os pontos de controle no terreno e compare-os com os pontos do modelo.
- Defina três ou mais pontos de controle para que seja possível verificar ângulos e distâncias. Os ângulos são mais importantes para a obtenção de um layout preciso do que apenas a medição de distância.
- Verifique se há algum desvio. O ideal é que o desvio seja igual a zero, mas condições normais do mundo real geram um desvio de aproximadamente 0.1875 polegada. Desvios de 0.25 polegada ou mais devem ser verificados e anotados.
- Os pontos de controle podem ser fornecidos por meio de uma lista de coordenadas contida em um arquivo PDF, CAD, CSV ou TXT.
- Geralmente, os pontos são fornecidos em um deslocamento a partir da estrutura e da localização de monumentos topográficos do terreno.
- Se não houver nenhum controle no terreno, crie seus próprios controles. Para isso, defina pontos de deslocamento em relação à estrutura real usando cordas e fitas e fazendo a correspondência desses deslocamentos com os mesmos deslocamentos no modelo.
Sobre rotinas de configuração
Uma rotina de configuração completa a orientação da estação total ou do equipamento de GPS com as informações de BIM e o local de trabalho. Se a rotina de configuração não for concluída, a estação total não saberá em que parte do mundo ela está. Uma rotina de configuração padrão inclui o seguinte:
Ponto conhecido: Usado para verificar pontos de controle e configurar a estação total. Coloque a estação total em um ponto de controle conhecido com visão traseira para outro ponto de controle conhecido.
Distâncias de controle: Não defina posições além da distância de controle. Se houver uma distância de 100 pés entre dois pontos, não marque pontos além de um raio de 100 pés da estação total. Lembre-se também de que distâncias de controle maiores geram layouts mais precisos.
Redefinição de seção: Permite definir a estação total em uma localização aleatória e calcular sua posição por meio da medição de instantâneos de dois ou mais pontos de controle conhecidos. Mais ângulos e uma distância maior tornam a redefinição de seção mais precisa. Tente fazer referência a pelo menos três pontos com ângulo entre 60 a 90 graus.
Configurações de GPS RTK: Para obter posições de GPS dentro de um centímetro, entre em contato com o revendedor do instrumento para que o GPS RTK seja configurado com um serviço de correção, como um servidor VRS ou NTRIP, e para fornecer GGA e GST de dados NMEA a uma proporção de duas posições por segundo.
Configuração do GPS: Permite configurar e usar um GPS em projetos que não estejam em uma grade de coordenadas. Alguns aplicativos chamam isso de localização: converter, girar e dimensionar para seu próprio sistema de coordenadas os dados de latitude e longitude do GPS. Se utilizar um modelo que já esteja em grades de coordenadas (plano do estado ou UTM) em um aplicativo de criação como o Civil 3D, não use o recurso de configuração, pois ele reduz a precisão. Você só precisa selecionar a zona de grade desejada nas configurações.
- Depois que você pressionar Medir, poderá levar alguns minutos para o GPS obter uma solução definitiva, indicada pelo HQ de cerca de 3' a 0.03', se você estiver usando RTK. Se for usado um GPS interno, aproximadamente 10' (3m) será um bom HQ.
- Selecione o ponto no qual converter as coordenadas, perto do centroide do projeto, e pressione o botão Avançar quando as coordenadas estiverem sendo atualizadas e tiverem qualidade satisfatória.
- Para girar pontos em seu próprio sistema, vá para um segundo ponto com coordenadas conhecidas na extremidade do projeto, selecione o número do ponto no modelo e pressione Medir. Em seguida, pressione o botão Avançar quando a qualidade das coordenadas estiver satisfatória.
- O aplicativo calcula a rotação para ajustar os dados do GPS aos dois pontos. Essa informação é salva para ser usada posteriormente no modelo. Em geral, você não deve alterar a configuração depois de coletar pontos, pois pode criar um sistema de coordenadas levemente diferente do anterior.
Opções do GPS salvas em Configurações:
- Marque a caixa Converter grade em terreno no GPS para ativar ou desativar a aplicação do fator de grade. Essa opção dimensiona as coordenadas para que correspondam melhor às distâncias do terreno. Desmarque a caixa se desejar usar distâncias de grade, que são menores.
- Insira uma distância em Tolerância HQ do GPS para que o aplicativo avise se você tentar coletar um ponto com qualidade de HQ inferior a esse número. Insira 0 (padrão) para evitar os avisos.
Práticas recomentadas de configuração da estação total
Defina pontos de controle e configure a estação total ou o GPS antes de sincronizar com o aplicativo BIM 360 Layout.
Essas instruções devem ser usadas apenas como um guia. Consulte as recomendações do fabricante para calibrar a estação total de forma satisfatória.
- Coloque a estação total em um tripé e prenda-a com o parafuso de montagem. Use um estabilizador para fixar o tripé.
Nota: Se possível, posicione a estação total em terreno sólido usando um grampo de pilar. Terra e pavimento se expandem ou contraem de acordo com as condições ambientais, o que pode fazer com que a estação total mude de lugar ao longo do dia.
- Use um prumo óptico ou a laser para alinhar a estação total a um ponto de controle.
- Nivele a estação total com o nível digital e os parafusos da base niveladora. Ou permita que a estação total seja autonivelada (se o recurso estiver disponível).
- Verifique se o prumo está alinhado ao ponto de controle e, se necessário, use o parafuso de montagem para fazer ajustes.
- Reajuste o nível digital e verifique o prumo novamente.
- Execute sua rotina de configuração de hardware.
-
Nota: Verifique a configuração e o nível da estação total a cada 40 pontos ou instantâneos aproximadamente. Tente usar os mesmos pontos de controle todos os dias para minimizar os erros e não faça instantâneos além da configuração do controle.
Como usar o botão Prumo
Para medir sem prisma o ponto de prumo acima ou abaixo de um ponto selecionado (somente para robôs com capacidade de medir sem prisma).
- Selecione no modelo ou na lista de pontos um ponto no piso ou no teto em relação ao qual deseja localizar a posição de prumo de outros pontos.
- Pressione Laser para ver o ponto de laser visível e, em seguida, pressione Virar e aguarde até que o laser vire até o ponto.
- Selecione qualquer outro ponto no modelo ou na lista de pontos e pressione Prumo. O robô virará repetidamente o ângulo vertical e medirá até 5 vezes para localizar o ponto de prumo acima ou abaixo do ponto selecionado. Esse ponto corresponde ao ponto no piso ou no teto com a mesma distância horizontal do ponto selecionado.
- Repita a etapa 3 usando outros pontos. O sistema lembra se você selecionou para cima ou para baixo na etapa 2, portanto você pode selecionar um ponto alto e ir em direção ao piso ou vice-versa. Para redefinir e alterar a direção (para cima ou para baixo) do prumo, saia da lista de pontos e retorne à etapa 1.
Dicas para agilizar a operação
- Tocar duas vezes no botão Coletar salva rapidamente usando em todos os outros atributos de ponto o número de ponto seguinte e os mesmos valores do instantâneo anterior.
- Se der um toque longo no botão Coletar, você será direcionado ao painel Coletar após a conclusão do instantâneo seguinte. Isso é útil no caso de instantâneos sem prisma difíceis de obter.
- Em robôs Leica, se você tocar duas vezes no botão Bloquear, será realizada uma pesquisa no sentido horário para a localização do próximo prisma encontrado; a virada de 45 graus será evitada antes da pesquisa. Isso é útil quando existem vários prismas e você deseja passar para o prisma seguinte.